- Papel do professor
- Trabalho colaborativo
- Planejamento
- Metodologia
- Tecnologia
A partir dessas cinco palavras posso resumir a idéia dos textos . Partindo do uso de tecnologias nas aulas de matemática, toda a prática pedagógica deve ser repensada partindo do papel do professor. O professor deixa de atuar sob padrões pré-fixados e começa a vivenciar uma realidade conflitiva de indefinições e incertezas. Dessa forma sua atuação torna-se mais ativa e sua formação se encontrará centrada nas necessidades sociais, econômicas, políticas e culturais de seus alunos.
O trabalho colaborativo é um caminho a ser seguido para que o objetivo principal, que é a aprendizagem, se dê com sucesso. A equipe educacional atua com um apoio mútuo, onde todos trabalham juntos, falam a mesma linguagem.
O uso de tecnologias faz com que o professor repense a sua prática, o planejamento de conteúdos passará a ir de encontro com as necessidades de sua comunidade e não mais uma lista pré-determinada onde as séries não se intercalam. O trabalho colaborativo permite que o planejamento seja feito coletivamente permitindo uma rediscussão contínua do mesmo. Esse processo permite um grande desenvolvimento profissional e pessoal.
O professor está constantemente revendo sua estratégia metodológica, e apesar de viver momentos de incerteza, conta com o apoio do grupo para sanar suas dúvidas perdendo o medo de ousar.
O uso efetivo de tecnologias nas aulas de matemática, pode efetivamente desencadear um processo de mudança da cultura docente e da cultura escolar. Não existe "idade certa" para se aprender algo, podemos e devemos estar sempre em busca de novos desafios, nosso objetivo maior será sempre a qualidade do ensino para nossos alunos.
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