quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Uma atividade legal

Vai aqui a proposta de uma atividade que será realizada com o uso do Geogebra. A partir do desenho de uma casinha, os alunos deverão encontrar os pontos que formam essa figura. Como a casinha é formada por retângulos, triângulo, quadrado e paralelogramo, deve-se encontrar os vértices dessas figuras.
Essa etapa da atividade tem como objetivo a localização de pontos no plano cartesiano, também será explorada a idéia de translação uma vez que os alunos poderão apresentar pontos de referencial diferentes.
Passamos então para a discussão do resultado obtido, para a construção da figura com o uso do software sugerido, também será usado o comando de criação de segmentos de reta. Então espera-se a conclusão de quais figuras geométricas conhecidas foram encontradas. Daí partimos para o cálculo da área da casinha. Como a atividade, a princípio, é proposta para alunos de 5° série, iniciamos o cálculo da área com a contagem dos quadradinhos no interior da figura, instigando a generalização por parte dos alunos.
Essa etapa da atividade tem como objetivo que os alunos calculem algebricamente a área das seguintes figuras geométricas: retângulo, quadrado, triângulo e paralelogramo. É importante a conclusão de que a casinha foi decomposta em várias figuras conhecidas e que a sua área total é a soma das mesmas. Assim podemos calcular a área de qualquer figura geométrica decompondo-a em outras conhecidas.
Ao fim, é proposta a criação de um desenho próprio, assim, em uma turma teremos uma grande diversidade de figuras! A atividade terá continuidade com as mesmas discussões a partir das figuras criadas pelos alunos.

3 comentários:

Unknown disse...

oie querida, parabéns pelos avanços...
vamos que vamos...

riccardo disse...

visita
www.riccardo-richardboy.blogspot.com

Riccardo Brandi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.